O despertar para a Inteligência Artificial – Equilibrando high tech e high touch
A Inteligência Artificial já é matéria de universidades desde a década de 50. A temática, entretanto, passa a fazer parte do nosso radar e rotina de trabalho a partir das transformações vividas nas últimas décadas. O modo como trabalhamos mudou e junto a essas mudanças o minset do profissional contemporâneo também. Do mindset fixo para o de crescimento, surge a disposição para reconfigurar posturas e posicionamentos.
O 6º Seminário Abracom Minas teve como objetivo dar espaço para o debate, o compartilhamento e as reflexões sobre a Inteligência Comunicacional. A conversa, ocorrida no dia 6 de agosto de 2019, no auditório do Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, contou com a presença de profissionais de empresas e pesquisadores, além de trazer cinco profissionais que apresentaram seus principais trabalhos e cases:
– Abertura do evento pela doutoranda Margareth Boarini dando um amplo panorama sobre teoria e mercado na seara da Inteligência Comunicacional;
– Painel 1, com mediação de Rafael Araújo, CEO da Árvore, para a conversa com Luiz Lemos, da Inovar Tech, falando sobre Internet das coisas e com Carlos Teixeira, do Radar do Futuro, sobre tendências da área;
– Painel 2, com mediação de Cristina Fonseca, da Maio Comunicação, para a conversa com Luana Simonini, da MaxMilhas, falando sobre propósito, e Luis Motta, da Take, contando sobre chatbots e o case da Localiza Hertz.
Cada expoente desse evento trouxe contribuições valiosas e construtivas sobre as fronteiras do mercado de comunicação. Antes de tudo, e principalmente, lançaram luz ao diferencial que é ser protagonista de sua própria carreira. É saber usar as linhas entre áreas não como limitadores, mas como oportunidades de intercâmbio e aprendizado na vivência de mercado.
Por Raissa Sales, que está Secretária-Geral no Conrerp3 e esteve no evento representando o Conselho.